Terça-feira, 31 de Março de 2020

Buscar  
Policiais

Publicada em 06/11/15 às 10:10h - 260 visualizações
Detentos morrem em incêndio dentro de presídio, na Zona Oeste do Recife
Fogo atingiu presídio do Complexo do Curado na noite da quinta (5). Dois reeducandos, de 44 e 25 anos, morreram; três ficaram feridos.

Radio Santa Maria Fm


 (Foto: Radio Santa Maria Fm)

Dois detentos morreram e três ficaram feridos na noite da quinta-feira (5), durante incêndio em um dos pavilhões do presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), integrante do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), um dos reeducandos tinha 44 anos e morreu carbonizado. O outro, que morreu asfixiado, tinha 25 anos.

Dois dos detentos feridos estão internados na enfermaria do Complexo do Curado. Ainda não há informações sobre o terceiro ferido.

Ainda segundo a Seres, o fogo atingiu o pavilhão F da unidade prisional por volta das 18h30 da quinta. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas as chamas foram controladas pelos próprios detentos e por agentes penitenciários.

O Instituto de Criminalística (IC), Instituto de Medicina Legal (IML) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também foram acionados. A Seres e a Polícia Civil vão investigar o caso para descobrir as causas do ocorrido.

Durante a tarde da quinta (5), uma revista foi realizada em outro presídio do Complexo, o Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), onde foram encontradas 65 facas industriais e facões  dentro do pavilhão Q. Na quarta (4), mais de 80 armas foram retiradas do mesmo presídio.

 Crise prisional Nos últimos meses, a rotina na unidade foi de presos mortos e feridos, armas e celulares flagrados nas mãos de detentos, planos de fuga, brigas, rebeliões e protestos. O Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste da capital, foi denunciado à Comissão Internacional de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2011. Desde então, instituições em defesa dos direitos humanos contabilizaram mais de 265 denúncias de atos violentos no conjunto de presídios - o maior do estado.

Em setembro, representantes do governo estadual e federal estiveram na Costa Rica para dar explicações à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre violações de direitos humanos no Complexo Prisional do Curado, que resultaram em uma nova resolução da corte internacional sobre o tema.

Em janeiro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), já havia declarado estado de emergência no sistema penitenciário após uma rebelião no Curado que durou três dias, deixando o saldo de três mortos e dezenas de feridos. 

Do G1 PE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Hora Certa

Santa Maria FM (87)98811-1638

Redes Sociais


No Ar
Café Com Noticias com Francisco Martins, Zé Nilton Araújo & JB.
Peça sua Música

  • Carla
    Cidade: Curaçá
    Música: Ainda tem raiz Sarah Farias
  • jonatas
    Cidade: Araraquara -sp
    Música: momozao
  • Talita lima
    Cidade: Rio verde Goiás
    Música: Marilia Mendonça
  • Thiago da Silva Alves
    Cidade: Petrolina-PE
    Música: Mamãe Coragem - Gal Costa
  • Lurdes
    Cidade: Maraba
    Música: Todas
  • Carla patricia
    Cidade: Santa Maria da boa vista
    Música: O hino escudo
Promoções

Nenhum registro encontrado.



Ouvinte do Mês




Nenhum registro encontrado




Estatísticas
Visitas: 441052 Usuários Online: 35


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros


Matutos Soluções
Copyright (c) 2020 - Radio Santa Maria Fm - Todos os direitos reservados