Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020

Buscar  
Mundo

Publicada em 30/12/15 às 13:53h - 182 visualizações
No Réveillon, risco de faltar gasolina em Pernambuco

Radio Santa Maria Fm


 (Foto: Radio Santa Maria Fm)

Pode faltar gasolina para o consumidor pernambucano durante o feriado deste fim de ano. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE) afirma que a causa do desabastecimento está nos atrasos dos navios transportadores do combustível, distribuído pelo Estado, a partir do Porto de Suape.

"O carregamento desta semana não chegou. A informação da Petrobras é que ele teria sido reprogramado para descarregar em Suape entre 30 e 31 de dezembro. Contudo, pode não ser tempo suficiente para fazer o produto chegar às bombas e atender os consumidores, considerando a demanda aquecida do período, quando muitas pessoas abastecem o carro para viajar", informou o presidente do Sindicombustíveis-PE, Alfredo Pinheiro Ramos.

O atraso dos carregamentos seria consequência da greve dos petroleiros, deflagrada em novembro passado, quando o cronograma de entregas foi comprometido. Outros influenciadores seriam a própria crise da Petrobras, envolvida em escândalos de corrupção, e o aumento de 6% do preço do produto nas refinarias este ano, o que está fazendo as distribuidoras a comprarem um volume menor do combustível. "Os postos também estão recebendo quantidades sempre abaixo do pedido realizado", complementou Ramos. O mesmo problema de desabastecimento também teria afetado outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte e Paraíba, por atrasos da chegada de navios nos portos de Guamaré e Cabedelo. Em João Pessoa, os consumidores ficaram sem gasolina durante o Natal.

Desde a greve dos petroleiros a frequência do transporte de combustível foi reduzida pela metade e o cronograma de entrega começou a atrasar, contou o empresário da EcoDistribuidora, Rafael Coelho. "Um navio deveria ter atracado nesse fim de semana trazendo de 20 a 30 milhões de litros. Contudo, a Petrobras postergou a entrega para o dia 1º de janeiro. Estou tentando trazer o produto de outros estados para garantir o abastecimento nos meus postos", contou. O empresário calcula que, nesta época do ano, o consumo de gasolina aumenta de 5% a 10%, em virtude do período festivo.

A reportagem da Folha de Pernambuco percorreu alguns postos de combustíveis na Região Metropolitana do Recife, porém os gestores dos estabelecimentos negaram problemas de fornecimento nos últimos dias. Atualmente, Pernambuco tem mais de mil postos de gasolina, sendo 209 no Recife.

A Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta matéria. A Petrobras informou que ocorreram atrasos pontuais em entregas de gasolina em algumas localidades de Pernambuco, em virtude de demora na atracação de navios de cabotagem. Entre as ações para a regularização da distribuição está o redirecionamento de algumas entregas para locais com maior oferta de produto.

Etanol

A escassez de gasolina pode favorecer a escolha pelo etanol, para os condutores que possuem veículos com motores flex. Apesar do cenário de seca que abateu a produtividade das usinas durante este ano, o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar-PE),  garante que o abastecimento do produto durante as festas de fim de ano não será comprometido.

"A vantagem do automóvel flex é exatamente o fato de que o consumidor pode optar pelos dois combustíveis", destacou o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha. "Durante a maior parte do ano, a escolha pelo etanol, que é um combustível mais limpo e genuinamente brasileiro, tem prevalecido como uma escolha de qualidade e competitividade", completou, evocando às características menos poluentes do produto. Cunha também se referiu  à relação de preços entre o etanol e a gasolina. Se o valor do litro do produto feito a partir da cana for equivalente a 70% do preço da gasolina, vale mais abastecer o tanque com o álcool combustível.

Fonte: Folha-PE




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Hora Certa

No Ar
Hora Interativa com Cássia Alves
Promoções

Nenhum registro encontrado.



Ouvinte do Mês




Nenhum registro encontrado




Estatísticas
Visitas: 516332 Usuários Online: 52


Parceiros


Matutos Soluções
Copyright (c) 2020 - Radio Santa Maria Fm - Todos os direitos reservados