Seja bem vindo ao nosso site Radio Santa Maria Fm SANTAMARIAFM!

Buscar  
Hora Certa

No Ar
Locutores
Zé Nilton Araújo
Francisco Martins, Zé Nilton Araújo & JB.
Cássia Alves
Francisco Martins
Ouvinte do Mês
Fotos da Cidade
Por do sol de Santa Maria da Boa Vista _PE
Praça Ex-Governador Eduardo Campos
Portal da Serenata da Recordação" em Santa Maria da Boa Vista-PE.
Santa Maria Da Boa Vista
Estatísticas

Visitas: 636461

Usuários Online: 1

Conscientização

Fevereiro Laranja: mês de prevenção e combate à leucemia

Publicada em 02/02/21 às 10:45h - 158 visualizações Radio Santa Maria Fm

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Fevereiro Laranja: mês de prevenção e combate à leucemia
 (Foto: Radio Santa Maria Fm)


Desde 2019, este mês é denominado Fevereiro Laranja, sendo destinado a conscientização aos sinais e sintomas da leucemia, doença maligna dos glóbulos brancos de origem desconhecida. A principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea. Em Pernambuco,  o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) informa a população sobre o câncer e seus tipos, além de reforçar o diagnóstico precoce, pois, com ele, as taxas de cura aumentam. Há 23 anos o GAC-PE oferece assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens que perseveram valentemente contra o câncer.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há mais de 10 tipos de leucemia, mas os quatro principais são: leucemia mieloide aguda (LMA) – mais comum no adulto, leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfóide aguda (LLA) – mais frequente em crianças, correspondendo a 26% de todos os tumores malignos - e leucemia linfóide crônica (CLL). Cada tipo conta com um diferente tratamento que pode ser transfusão de sangue, quimioterapia e transplante de medula óssea.

Em março do ano passado, a dona de casa Marília Lima, moradora do bairro da Imbiribeira, recebeu a notícia mais difícil da sua vida: aos quatro anos de idade, sua filha, Maria Júlia, foi diagnosticada leucemia linfóide aguda, tipo de câncer que acomete a medula óssea. Em meio à pandemia da Covid-19 a pequena Júlia precisou ser internada para começar o tratamento no Centro de Oncologia e Hematologia Pediátrica (CEONHPE), no Hospital Oswaldo Cruz. O GAC-PE participa ativamente na vida da criança com a humanização do tratamento e no cuidado e acolhimento para encarar as dificuldades.

“A rotina e os cuidados com Júlia são totalmente diferentes de outras crianças. A alimentação dela é diferente da minha e do seu pai, como por exemplo o molho de tomate que é feito em casa”, conta. “Além disso, limpeza constante na casa, cuidado redobrado com a higiene pessoal, evitar correr e pular, entre outros”, considera Marília. 

De acordo com a médica oncologista pediátrica e presidente do GAC-PE, Vera Morais, os sinais e sintomas mais comuns são: febre, palidez, sangramento em qualquer local do corpo, feridas na pele (podendo até ser confundida com dengue), falta de ar e aumento do volume do abdome gânglios e adenomegalias. “A leucemia tem um grande índice de cura se comparado aos outros tipos de câncer. O diagnóstico precoce é fundamental para os resultados positivos que se deseja obter”, pontua a Dra. Vera Morais.

Diário de Pernambuco




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Lagoa Grande Fm
Matutos Soluções
Copyright (c) 2024 - Radio Santa Maria Fm - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD